quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CHAPADÃO DO CÉU

Hello galera! Temos a grata satisfação de entrevistar hoje, aquele que representa e  rege os desígnios da educação de nosso município, Sr. Mauri Wierbick


      



Mauri, sabemos que é do Rio Grande do Sul. Que cidade nasceu?
Nasci na cidade de Três de Maio, noroeste do Estado, também conhecida como a região das missões, próximo a fronteira com a Argentina.

Qual a sua trajetória profissional entre Rio Grande do Sul e Goiás? 

Meu pai tinha (tem) um comércio de gêneros alimentícios onde fabrica massas e salgados para vender em supermercados e padarias então trabalhei desde criança para ajudar. Também fui militar por dois anos e aprendi que a disciplina e a autoconfiança  é que condiciona o ser humano a buscar o crescimento constantemente. Minha formação de ensino médio foi de técnico químico e depois que sai do exército atuei nesta área durante dois anos. Morei no Paraguai e aprendi a falar a língua espanhola. Sempre aprendi a trabalhar com pessoas da minha família como carpinteiro, pedreiro e marceneiro e mesmo tendo formação superior e trabalhando em escola atuei como mestre de obras em construções. Na educação, como professor lecionava de manhã numa escola do interior onde precisava deslocar todo dia. Com 30 anos prestei concurso em Chapadão do Céu e resolvi trabalhar somente na área da educação.

Enquanto professor, quais os seus sonhos?

Acredito que temos que transferir  o máximo possível de conhecimentos para o estudante. Com isso, ele aprende e vai ser uma pessoa com grande chance de sucesso pessoal e profissional. Então meu sonho continua sendo que todos os estudantes do Brasil possam ter condições por seu  mérito próprio de  alcançar esse sucesso e ajudar o nosso país a se tornar de primeiro mundo deixando um legado para as gerações posteriores .

Qual foi sua maior vitória até agora como secretário de educação?

Quando assumi a pasta da Secretaria de Educação o IDH de Chapadão do céu era o numero um de Goiás e a educação foi a grande responsável. Era preciso manter e melhorar. Tínhamos uma grande estrutura física e começamos a melhorar a parte pedagógica. A maior vitória foi a de continuar a crescer e nos indicadores  oficiais da área da educação  do MEC sermos considerados uma das melhores  do Brasil.

Num olhar crítico, como você enxerga a atuação do profissional aqui no município?

A grande maioria se preocupa em buscar o crescimento profissional, trabalhar diversas didáticas e metodologias, fazer uma aula diferenciada para o aluno aprender, mas ainda temos alguns professores que precisam melhorar neste quesito, pois tem o conhecimento, provaram que são capazes ao serem aprovados no concurso público, mas ainda deixam a desejar.

Dizem que "enquanto há sonhos, há esperança"? Há algo que gostaria de realizar em termos de educação e que ainda não foi possível?

Quero com a ajuda de alunos, pais, professores e funcionários ser a educação número um do Brasil. Quando estudava sempre tinha como objetivo ser aluno dez. Acredito que se todos pensarem assim conseguirão atingir seus objetivos por mais difícil que possa parecer.

Esta pergunta não poderia deixar de lado. Você é torcedor fanático de um grande time de futebol. Que time é este? Tirando os do seu time, qual o melhor jogador em sua opinião?


O Internacional de Porto Alegre.
No Brasil, o melhor jogador na atualidade é o Neymar do Santos.
Na Europa é o Messi do Barcelona.

Para finalizar, que mensagem você deixaria a essa galera que está conectada conosco, realizando os últimos projetos e atividades do ano?
Primeiro quero parabenizá-los pelo excelente trabalho. A educação é assim mesmo tem conteúdos que é difícil o aluno entender o Porquê? Mas é necessário aprender para dar seqüência no conhecimento.
Em  segundo lugar o trabalho realizado na feira e o blog são trabalhos diferenciados que acredito  quiseram se dedicar mais tempo para mostrar para todos que é realização de vocês. E essa é a diferença.
E em terceiro lugar aprendam o máximo possível de diferentes assuntos e trabalhos que podem fazer a diferença num futuro próximo. Tentem sempre ser dez, porque de mais ou menos existem muitos e as chances de sucesso diminuem. 

Mauri, nós agradecemos sua especial participação nesse blog e  por  compartilhar  experiências que são vitais como modelo para essa galera jovem , mostrando que sem esforço e objetivo é impossível atingir nossas metas. Torcemos para que seus sonhos se realizem e que cheguemos mais perto de uma educação onde professores, pais e alunos também sonhem um mesmo sonho.

Thank you! We wait for you in another opportunity! Muito obrigada e até outra oportunidade!

See you

Ana Cláudia








Sem comentários:

Enviar um comentário